segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Como lidar com o seu chefe

--------------------------------------------------------------------------------




17 de janeiro de 2011 Relacionar com pessoas sempre foi e será algo difícil e cheio de variáveis incontroláveis. O seu chefe, gerente, coordenador ou qualquer outra nomenclatura que exista, geralmente não é seu parente, pode ser um amigo ou apenas um colega, com quem você passará 8 das 24 horas diárias.
Nos últimos anos o ambiente profissional vem piorando, do ponto de vista dos relacionamentos entre pares e subordinados, em função das constantes pressões para o cumprimento das metas e também da instabilidade no emprego. A desconfiança tende a ser de ambas as partes: chefe e subordinado.
Embora tenhamos a tendência em demonizar o chefe, tenho visto muitos subordinados que são acomodados e não prezam pela qualidade nas atividades diárias. Muitos transferem as suas incompetências, criticando os seus chefes, sem terem a coragem de enxergar dentro de si as deficiências e o que necessitam mudar.
Relacionei algumas sugestões para você melhorar o relacionamento com o seu chefe e vice-versa. Porém, cada caso é único. Avalie o que pode ser útil para a sua realidade:
- Seja flexível e tenha uma visão ampla do seu trabalho e das funções do seu chefe;
- Solicite a ele que estabeleça quais são as suas atividades principais. Isso não quer dizer que você não executará outras, quando necessário;
- Quando surgirem dificuldades na execução das atividades, procure abrir um canal de comunicação com o seu chefe. Explique os motivos e tenha alternativas para ele decidir o que fazer;
- Se você é do tipo que tem dificuldade para dizer NÃO, saiba que chegará o momento em que “o pingo de água transbordará” e você irá explodir as suas emoções.
- Observe o comportamento do seu chefe e descubra quais os seus “valores”, ou seja, o que ele julga importante. Exemplos: pontualidade, lealdade, criatividade, cumprimento das metas, a qualquer preço, entre outros.
- Descubra de que maneira pode aprender com o seu chefe. Todos nós temos pontos fortes e fracos. Ao perceber uma falha em seu chefe, analise a possibilidade de sinalizar para ele, caso ele seja receptivo.
Por último, caso ele seja do tipo “difícil, durão, neurótico”, avalie a possibilidade de mudar de chefia ou de emprego, se for o caso, pois a possibilidade de você modificar a personalidade dele, será muito remota. Assim como no casamento, relacionamentos com familiares e amigos, tenha paciência, tolerância e humildade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário