quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

ADMINISTRE O SEU TEMPO

Você sabe administrar o tempo?

12 de janeiro de 2011 A grande maioria das pessoas não utiliza agenda e costuma afirmar que têm as atividades na cabeça. As mais simplistas e que não desejam se comprometer, afirmam que “deixam a vida levar ou empurram com a barriga”. Normalmente percebem os seus equívocos quando perdem o emprego por incompetência ou vão envelhecendo junto com os seus sonhos, que não saíram do papel.
Um dos aspectos mais relevantes para o sucesso na administração do nosso tempo é decidirmos o que é imprescindível, importante e ocasional:

Imprescindível – Como o próprio nome indica, deve ser realizado com urgência. Não pode ser adiado e nem esquecido, pois as conseqüências são grandes. A atividade deve estar localizada na sua agenda nas primeiras horas do dia.

Importante – É o que deve ser concretizado depois que você já tiver feito o que era imprescindível. Esta atividade é de média prioridade e o fato de não realizá-la antecipadamente não comprometerá os resultados. Chegará o momento em que será imprescindível. Caso você tenha horas ociosas, aproveite para iniciar ou concluir a atividade. Sempre que possível, deixe algumas horas vagas em sua agenda, pois atividades importantes podem se tornar imprescindíveis no mesmo dia.

Ocasional – São as atividades que você fará quando se tornarem importantes e depois imprescindíveis. A sua prioridade é baixíssima e as conseqüências de não utilizá-las são insignificantes.

É fato que constantemente fugimos do imprescindível e importante, pois, costumam ser as atividades mais difíceis ou chatas e que exigem inteligência, esforço e concentração. Assim, fingimos que elas não são imprescindíveis ou importantes e as adiamos. Por falar nisso, você sabe o que significa a palavra procrastinação? É o ato ou efeito de procrastinar, transferir para o outro dia, adiar ou delongar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário