quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ESTRESSE

O estresse não é propriamente uma doença e sim, um estado do organismo, quando submetido ao esforço e à tensão. Numa situação estressante, o corpo sofre reações químicas normais que preparam o organismo para enfrentar a situação, afirmam os especialistas.

Sintomas do estresse

“As manifestações das doenças tem relação direta com o comportamento do doente e das defesas do organismo”. Para muitos psiquiatras e psicólogos as situações que podem levar ao estresse têm relação direta com a personalidade de cada um, ambiente social e de trabalho, expectativas em relação à vida, entre outros motivos.
Os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes, tais como irritabilidade, cansaço, insônia, pressão alta, dores no corpo, falta de concentração, problemas digestivos, sexuais, pânico e o mais temido de todos – depressão.
Causas do estresse
Os motivos são inúmeros e podem ter um peso maior ou menor, a depender da personalidade e da atividade profissional.
Ações para combater ou minimizar o estresse:
Os especialistas são unânimes em afirmarem: qualquer combate ao estresse tem relação direta com a atitude. Há pessoas que estão “acostumadas” com o estresse que acham até “normal” viver estressado. É “chic”, tá na “moda”. Alguns executivos e gestores estimulam os funcionários a ficarem estressados, com a ilusão de que assim produzirão mais e melhor. Quando muito, isso ocorre na primeira semana e as seqüelas ficarão para a vida toda

Nenhum comentário:

Postar um comentário