sábado, 25 de dezembro de 2010

NATAL

As festas de fim de ano costumam trazer alegria real e falsa para muitas pessoas. Para outras, principalmente as que encaram a realidade e não buscam fugir dela, esses eventos são extremamente tristes.
A todo instante a mídia exibe pessoas comprando compulsivamente, como se fosse “normal”, assim proceder. As cenas das novelas apresentam famílias com a mesa farta e todos sorridentes. Sabemos que a realidade é muito diferente!
Conforme publiquei no artigo “Espírito Natalino”, acredito que o interesse comercial vem acabando com a verdadeira mensagem do Natal: confraternização, solidariedade e união familiar.
Nas festas de Réveillon, entramos no frenesi de que, à meia-noite de 31 dezembro para 1º janeiro tudo vai mudar para melhor! Especificamente esta festa, serve para renovarmos a esperança, pois o ser humano necessita deste sentimento para continuar a dar sentido à sua existência.
Não desejo com essas palavras afirmar que tenho uma visão pessimista da vida. Pelo contrário, sou uma pessoa otimista com todos (ou quase) os dias do ano e não apenas nos momentos festivos.
Caso o seu Natal tenha sido solitário e tristonho, gostaria de me solidarizar com você e desejar que o próximo seja melhor. Por outro lado, aproveite para refletir sobre as principais mudanças que deseja e pode colocar em prática em 2011.
Queiramos ou não as frustrações estarão sempre presentes em nossa vida pessoal e profissional. Assim, a atitude mais sensata é procurar administrar e buscar compreendê-las, tirando proveito dos seus ensinamentos.
Não há “receita infalível” para enfrentar as frustrações da vida, porém, gostamos muito de uma palavra que chamamos de aprender “natoralmente”. Para conviver com as frustrações, devemos aprender com os erros e o que os mesmos querem dizer nas entrelinhas ou diretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário