sábado, 25 de dezembro de 2010

AMOR

Hoje, vamos falar sobre um sentimento universal e que está se tornando cada vez mais escasso: amor. No dicionário,  esta palavra significa “afeição profunda, zelo e cuidado pela pessoa amada.” Normalmente, quando pensamos em amor, automaticamente associamos ao relacionamento entre um homem e uma mulher. O amor é muito mais abrangente. Amamos a Deus, aos semelhantes,  animais de estimação, trabalho, à Pátria e a nós mesmos.
Aqui, vamos nos ater a importância do amor para o fortalecimento das relações interpessoais e da auto-estima. Vou começar lhe fazendo algumas perguntas:
1) Qual a última vez em que você falou para os seus pais, filhos, cônjuge, namorado e demais familiares, a frase EU TE AMO?
2) Idem, idem, em que você ouviu a mesma frase?
Quando assistimos às cenas com declarações de amor, por intermédio da televisão, cinema ou através da leitura de livros e revistas, é comum vir algumas lágrimas em nossos olhos e um gostoso sentimento no coração.
Entretanto, quando saímos do mundo da ficção e entramos no mundo “real”, somos arrebatados por este sentimento e desejamos que algo semelhante nos aconteça. Às vezes queremos ser o próprio personagem da estória. No magnífico filme de Woody Allen – A Rosa Púrpura do Cairo – onde uma  senhora, que vive um casamento frustrado, vai todas as tardes  ao cinema para assistir ao mesmo filme. Ela e o personagem se apaixonam, a ponto do mesmo abandonar o filme e sair da tela, para viver um grande romance na vida real. Acreditamos que a maioria deseja externar o seu amor ao próximo, mas, a ausência de tal prática, associada a outros fatores, nos impede de tal sublime atitude, que deveria ser cotidiana.
Fazendo um paralelo com os sentimentos da crítica, inveja e o ódio, eles, talvez porque sejam mais praticados, nós conseguimos externar com mais facilidade.
Se você reside ou trabalha em uma cidade populosa, observe o sentimento de indiferença entre pessoas: vemos gente vivendo e dormindo nas sarjetas; nos ônibus, há pessoas mal educadas ocupando os lugares reservados aos idosos;  no trânsito,  supermercados, agências bancárias a situação se repete. Aos poucos, vamos nos “acostumando” ou fingimos não enxergar estes e outros problemas.
Como quase tudo na vida é aprendido na prática, “natoralmente”, o amor está dentro de nós e precisamos exercitá-lo, objetivando aprender ou reaprender a amar.
Gostaria de lhe propor um desafio: A partir de hoje, comece a fazer declarações de amor às pessoas da família. Caso isso lhe seja difícil, se esforce ao máximo. Perceba a energia que fluirá entre todos. É algo que não encontramos palavras para descrever.
As grandes mudanças são resultados de pequenos e significativos atos cotidianos. Se cada um de nós estiver consciente da importância do amor e mais do que isso, se dispuser a praticá-lo, tornaremos este mundo melhor, com reflexos positivos para o sucesso dos relacionamentos interpessoais e da nossa auto-estima. Viver é relacionar com pessoas e ninguém é uma ilha para ficar isolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário