quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Comunicação empresarial eficaz

Colega REPRESENTANTE,  como esta a sua comunicação com a sua empresa e seus clientes?

Durante 24 horas por dia as empresas estão se comunicando – bem ou mal – com os clientes internos (funcionários e fornecedores), clientes externos (consumidores) e com a sociedade.
Comunicação – Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagem por meio da linguagem falada, escrita ou de sinais, signos ou símbolos.
“Comunicação não é o que nós falamos, mas o que as pessoas entendem.”
A má comunicação é um dos mais graves problemas da sociedade atual. Embora tenhamos enorme quantidade de meios de comunicação, principalmente com a chegada da internet, tudo indica que estamos diminuindo a nossa eficácia na comunicação. Falamos e escrevemos muito e escutamos pouco. Não é à toa que temos duas orelhas e uma boca.
Talvez uma das razões para isso seja a escassez de tempo, também denominada por estudiosos como “economia da atenção.” A todo instante somos bombardeados por milhares de informações. Não dispomos de tempo para tantas informações. Para se defender o nosso sábio cérebro necessita fazer uma seleção natural das mais importantes e excluir as outras.
Comunicar é como respirar: essencial para a nossa vida.
Por último, alguns lembretes importantes:
A eficácia na comunicação empresarial depende, fundamentalmente, dos seus líderes, gestores e do relacionamento com cada um dos funcionários, principalmente com aqueles que estão em contato presencial ou virtualmente com os consumidores.
Fique atento e perceba como é a sua comunicação com a família e os amigos. É provável que ela também necessite ser melhorada. É simples, mas não é fácil!

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