terça-feira, 25 de outubro de 2011

VEJA O ÓBVIO

Quando estamos em busca de soluções para os problemas cotidianos, às vezes não prestamos a devida atenção ao comportamento das pessoas, lugares, produtos e serviços.
Há uma sutil diferença entre perceber e visualizar. A primeira nos parece mais profunda e analítica, onde podemos usar todos os sentidos – visão, audição, tato, paladar e olfato -, enquanto no segundo caso, tendemos a usar somente a visão.
Há anos, temos o hábito, carregar uma pequena caderneta e um micro-gravador, onde registramos as coisas que chamam a nossa atenção. Elas podem estar relacionadas a um determinado comportamento dos consumidores, amigos, colegas de profissão, bem como aos produtos e serviços comercializados.
Quando vamos a eventos públicos, chegamos mais cedo e observamos detalhes que podem ser relevantes, bem como o comportamento das pessoas, a linguagem corporal, a interação entre os demais. Ficamos atentos aos profissionais que cuidam para o sucesso dos eventos – garçons, técnicos de som e iluminação, repórteres, cinegrafistas, fotógrafos, entre outros.
Se você deseja incrementar a sua carreira profissional, sugiro que leia e releia estas dicas:
√ Observe, sem emitir juízo de valor, o comportamento das pessoas. Por alguns minutos, tente ver as coisas pelo olhar das demais pessoas. O pré-conceito nos impede de perceber fatos relevantes e com eles, ampliar os nossos conhecimentos e experiências de vida;
√ Ao assistir filmes, analise-os do ponto de vista dos Diretores. Por que a cena foi realizada daquela maneira e não de outra? Como a iluminação, figurino, música e as falas dos personagens contribuem para valorizar o espetáculo cinematográfico?
√ Se você é homem, imagine o mundo sob a ótica da mulher e se você é mulher, inverta o personagem. Eu creio que nós, homens, temos muito a aprender com as mulheres, principalmente sobre persistência, criatividade e valorização dos detalhes;
√ Converse com pessoas idosas sobre as suas experiências de vida, o que lhes proporciona felicidade, como elas enfrentam as dificuldades cotidianas, entre outros temas;
√ Desenvolva a capacidade de fazer conexões entre fatos cotidianos vividos por outras pessoas e de que maneira você poderá aplicar em sua vida pessoal e profissional. A criatividade é a capacidade que temos de fazer combinações para solucionar problemas reais ou imaginários;
√ Valorize mais a sua intuição, use mais o hemisfério cerebral direito (emoção) e menos o esquerdo (razão), pois tendemos a querer racionalizar demasiadamente.
 As coisas estão no mundo, só que eu preciso aprender.” Uma das maneiras que temos de aprender é pedir auxílio as pessoas mais experientes e que já vivenciaram fatos que para nós são novos. A outra, é aprimorar a nossa capacidade de enxergar além do óbvio, pois nem sempre os detalhes são percebidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário