sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A ARTE DE OUVIR

Ouvir é uma das mais importantes habilidades que podemos desenvolver na vida. Embora tenhamos dois ouvidos e uma boca, gostamos mais de falar, a ouvir:
- Os pais falam bastante e ouvem pouco os seus filhos;
- Os professores falam, falam e raramente ouvem os alunos;
- As empresas gostam de falar e pouco ouvem os seus clientes;
A lista é enorme: políticos, médicos, advogados, a mídia, entre outros.

Há três ou quatro anos foi veiculado na televisão o comercial de uma grande instituição financeira, onde dois operários se esforçavam para colocar uma placa luminosa na parte frontal da agência. Eles tinham dificuldades para executar a tarefa, quando uma pessoa – simbolizando o cliente do banco – percebendo que possuia um anglo melhor de visão e que poderia ajudar, começou a gesticular para os profissionais, dando-lhes a direção adequada. Ao final do comercial, uma voz em off afirmava: “quem está de fora vê melhor”.
Um bom administrador precisa saber utilizar a sua empatia – colocar-se no lugar da outra pessoa – objetivando entender a mensagem e o seu conteúdo a partir da visão do seu ouvinte. Não é por acaso que Sílvio Santos faz sucesso na televisão há mais de 40 anos e conquista audiência em todos os públicos e classes sociais. Relacionamos algumas sugestões para você aprimorar a empatia:
→ Seja tolerante com as pessoas que pensam de forma diferente da sua. Evite os julgamentos preconceituosos. Crie condições para que o interlocutor possa falar das suas idéias, sentimentos e valores. Isso não significa que você concordará com todas as suas idéias, nem aceitar os seus argumentos. Hora de falar, falar. Hora de ouvir, ouvir.
→ Esforce para perceber a comunicação nas entrelinhas, possíveis medos, preconceitos e atitudes da outra pessoa.
→ Faça perguntas abertas e que comecem com por quê? Como? Quando? Evite perguntas fechadas, que levam a um sim ou não.
→ Procure refletir e reordenar as idéias do interlocutor com as palavras dele mesmo, demonstrando-lhe que está entendendo e acompanhando o seu raciocínio.
→ Crie uma sintonia com o outro, para que ambos tenham interesse em comunicar. Lembre-se de que as pessoas se aproximam pelas semelhanças e não pelas diferenças.

Ouvir é uma arte e somente a aprendemos através da paciência, senso de observação e humildade. Vá em frente e sucesso!

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