segunda-feira, 23 de maio de 2011

COMO CONQUISTAR O SEU CLIENTE

Seja qual for a sua atual ou futura profissão, você necessitará prestar serviços de qualidade para os seus clientes internos – funcionários da empresa – e externos -consumidores finais dos produtos e serviços que a sua empresa produz ou comercializa. Preste bastante atenção a essas sugestões, pois você as utilizará todos os dias:
1) Cuide sempre dos detalhes no seu relacionamento com o cliente. Em geral ele gosta de cortesia, rapidez, simpatia e entusiasmo. Um bom dia pessoalmente ou através do telefone facilita o seu atendimento. Quando for pertinente, sorria com o semblante e com a voz. Um sorriso vence obstáculos e facilita a aproximação com o cliente.
2) Use a criatividade para agregar valor ao seu atendimento. Porém, lembre-se de que somente cortesia não resolve. Seja competente e conheça o que está oferecendo. Observe e anote tudo que puder ser melhorado. Ponha-se no lugar do cliente e analise as suas possíveis objeções.
3) Faça uso da inteligência emocional. Agimos mais pela emoção do que pela razão. A vida é a arte de relacionar com pessoas e para lidar com elas devemos compreender os seus valores – o que cada pessoa julga importante. Você torce pelo Flamengo e eu sou Vasco. A sua cor predileta é o azul e a minha é verde. Mesmo não concordando com a opinião das pessoas, saiba respeitar e enxergar as questões através do ponto de vista dos outros.
4) Quando possível, trate o cliente pelo seu nome, pois ele soa como música suave aos seus ouvidos. Deixe o seu nome sempre presente na cabeça do cliente. Avalie a possibilidade de usar um crachá, em local visível, objetivando favorecer a comunicação verbal de ambos.
5) Saiba que o tempo e a paciência do cliente estão cada vez mais escassos. Faça de tudo para que o mesmo sinta-se confortável e prático fazer negócios com você. Valorize o tempo do cliente e o seu.
6) Todos buscamos reconhecimento. Elogie a si próprio e ao cliente, de maneira sincera. Quanto mais fazemos elogios sinceros mais as pessoas desejam ouvir a nossa voz.
7) Persistência e paciência são duas qualidades importantíssimas para o sucesso profissional. Aprenda com os erros e ouça a opinião dos clientes e dos colegas de trabalho.
O trabalho de pós-venda é importante para garantir a satisfação do cliente e para que ele volte a comprar. Em geral as empresas gastam muito dinheiro para conquistar um novo cliente e se esquecem de dar um atendimento de excelência para os que já foram conquistados. Normalmente, 80% da receita de uma empresa é oriunda de apenas 20% dos consumidores. Dê atenção a todos e cuide mais ainda dos clientes insatisfeitos e que se frustraram ao adquirir os produtos e serviços da sua empresa.
Fique atento aos detalhes. Eles podem fazer toda a diferença em nossa vida pessoal e profissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário