terça-feira, 1 de março de 2011

O VALOR DA EXPERIÊNCIA

 É através da experiência que assimilamos as maiores verdades da vida, contribuindo para o nosso amadurecimento pessoal e profissional.
Temos a oportunidade de aprender a todo instante, conforme afirmou o cantor e compositor Paulinho da Viola: “…as coisas estão no mundo, só que eu preciso aprender…” Aprender requer senso aguçado de observação, enxergando além do óbvio e das coisas que todos vêem. Creio que a humildade é o principal elemento para aprendermos sobre as pessoas e a sociedade.
Quase todas as história e estórias da humanidade já foram vivenciadas no passado e que os aspectos mutantes são os nomes das pessoas, lugares e época. Assim, ao lermos um livro, assistirmos uma peça teatral, filme ou noticiário, teremos oportunidades grandiosas de aprendizagem.
Por outro lado, a experimentação nos faz sentir e aprender de forma mais rápida e aprofundada. Relacionamos algumas idéias para você desenvolver ou aprimorar a sua capacidade de aprendizagem:
- Viaje sempre que puder, seja de forma presencial ou virtualmente. Ela nos permite conhecer novos povos e civilizações. Mantenha-se atento e observe tudo cuidadosamente, registrando o que for diferente do seu modo de viver e de enxergar o mundo.
- Conheça pessoas, faça amizades, pois a nossa vida é feita de relacionamentos. Busque trocar idéias com os amigos que pensam de forma semelhante a você e também de maneira contrária.
- Livre-se do preconceito e esteja aberto ao novo e ao diferente. Não descarte o antigo, pois ele pode continuar sendo útil. Talvez apenas necessite de uma pequena adaptação aos novos tempos.
- No trabalho, aprenda sobre tudo que puder. Mude de setor e de atividades. Aprenda com a experiência dos mais velhos e seja também um multiplicador do conhecimento. Por outro lado, cuidado ao afirmar que possui vinte anos de experiência. Pode ser que a sua experiência tenha sido de apenas um ano e repetiu o que aprendeu, durante os dezenove anos seguintes.
- Desenvolva o hábito da leitura e do pensamento crítico. Principalmente após a criação da internet, podemos aprender por contra própria (Projeto Fazendo e Aprendendo).
Tem um ditado popular que afirma: “pé que não anda, não toma topada!” Vá em busca das suas experiências de vida e boa sorte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário