terça-feira, 15 de março de 2011

CHICO XAVIER

Nesta semana eu assisti ao excelente filme que conta a história de Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier. Ele nasceu em Pedro Leopoldo, interior de Minas Gerais, no dia 2 de Abril de 1910. Foi um dos mais conhecidos espíritas do Brasil.
Escreveu mais de quatrocentos livros mas nunca admitiu ser o autor de nenhuma obra. Pois insistia reproduzir apenas o que os espíritos ditavam. Nunca aceitou o dinheiro lucrado com a venda de seus livros, doando os direitos autorais para Federação Espírita.
A partir dos anos 70 passou a ajudar pessoas necessitadas. O seu nome foi muito conhecido no Brasil, por sua humanidade e assistência ao próximo. Chico Xavier morreu em 2002, com 92 anos de idade.
Creio que o grande exemplo de Chico Xavier para todos nós é o amor incondicional, humildade e o desejo de ajudar o próximo.
Estamos vivendo um grande contraste em nossas vidas, pois quanto mais buscamos a felicidade momentânea, proporcionada pelos bens materiais, parece que cada vez mais nos sentimos vazios e distantes deste objetivo. Estamos vazios de amor, afeto, amizade, solidariedade e sentido de vida.
A relação Capital X Trabalho está muito desigual – embora sempre estivesse – onde a busca insana pelo lucro e a competitividade incentivam cada vez mais a substituição das pessoas pelas máquinas.
No mercado de trabalho percebemos um grande egoísmo daqueles que possuem o conhecimento e o saber. Com raríssimas exceções, a maioria não deseja compartilhar com os seus pares. Seja por medo da concorrência ou pelo desejo de sentir-se superior, a máxima de “farinha pouca, meu pirão primeiro”, parece imperar.
O conhecimento, que deveria ser universal e acessível a todos, vem cada vez mais se tornando restrito aos que podem pagar. É claro que a internet e os novos meios de comunicação têm minimizado esta anomalia.
Talvez seja utópico da minha parte desejar um mercado de trabalho mais solidário e que proporcione mais empregos para as pessoas e menos para as máquinas. Porém, os sonhos, desejos e ações modificam a realidade indesejável. Quem sabe os nossos netos irão usufruir de um novo modelo social em que os Empresários e Trabalhadores sejam mais felizes?
O nosso saudoso Chico Xavier deixou o seu legado repleto de humildade, sabedoria e desejo de servir ao próximo. Cabe a nós estudarmos as suas idéias e colocar em prática em nossa vida pessoal e profissional.
Finalizando, gostaria sugerir que você e os seus familiares assistam a este lindo filme e promovam um debate sobre o assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário