quinta-feira, 16 de junho de 2011

ALÉM DO NETWORKING: RELACIONAMENTO

Costumo dizer que "quando você conversa com uma pessoa, você está negociando. Quando fala pra uma dúzia de pessoas, é uma apresentação. Agora, quando uma dúzia de pessoas fala de você, isso é resultado do relacionamento."
No mundo dos negócios, mais importante do que ter o melhor preço, mais importante que ter o melhor prazo de entrega, é manter um excelente relacionamento e imprimir confiança em tudo que faz. Muitos negócios deixam de ser feitos todos os dias porque o comprador não está seguro que aquele produto ou serviço irá funcionar para ele. As negociações se tornam lentas e, algumas vezes, nem se concretizam por falta de confiança na outra parte.
Eu pergunto: Quantas vezes você já ouviu um vendedor falar de um determinado produto ou serviço e apresentar suas qualidades, seus benefícios e garantir que você vai gostar muito se fechar negócio com ele? Certamente não foram poucas. E você acredita piamente em tudo que o vendedor diz sobre ele? Dificilmente... Agora, se alguém que não tem nenhum interesse direto no negócio lhe indicar um fornecedor e falar muito bem da pessoa dele? As dúvidas passam a ser bem menores, não é mesmo? É bem provável que você faça negócio com este fornecedor "de olhos fechados".
É um engano acreditar, mesmo nos dias de hoje, que uma empresa faça negócios com outra empresa. Empresas não compram de empresas. Pessoas é que compram de outras pessoas. Por tudo isso, um grande percentual dos negócios que são realizados hoje em dia, são fruto de indicações de clientes satisfeitos ou de parceiros que conhecem muito bem a empresa

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