segunda-feira, 4 de abril de 2011

SABER OUVIR

Nos dias de hoje, muito se fala na arte de falar bem.
No nosso tempo prevalece o “blá blá blá”, onde todos falam e ninguém se ouve verdadeiramente. Quem fala muito não ouve.
Todos nós gostamos de expor as nossas idéias e de ter uma participação no decurso de uma conversa com amigos. É normal desejarmos expor as nossas experiências, a nossa visão do mundo. A dificuldade está em saber ouvir, sem interromper uma idéia que se está a formar na boca de outrem, sem interromper o fio de um pensamento.
Mas como anda a sua audição?
Você sabe ouvir o seu filho, cônjuge, chefe, colega de trabalho ou amigo? A tarefa não é tão fácil quanto parece, porque ouvir é “deixar de lado a sua onipotência, não ter controle da situação, mas se despojar do próprio narcisismo. É preciso colocar a virtude da humildade no lugar da arrogância”(1).
Saber ouvir é aprender a ficar em silêncio. “É dar espaço para o outro falar o que quiser”(1).
Quanto mais você desenvolver a habilidade de saber ouvir os outros, maior sua probabilidade de prestar atenção nas necessidades das pessoas que estão a sua volta. Pessoas que não ouvem atentamente e ativamente, não conseguem captar informações importantes ou obter o apoio das pessoas!
Ouvir com atenção significa compreender sem avaliar ou julgar os pontos de vista da outra pessoa. Ouvir é tão difícil quanto pensar no que se ouve, mas totalmente necessário. Devemos nos esforçar para ouvir posições contrárias às nossas, devemos dar a chance para que o “outro lado” possa construir seu raciocínio e expor as justificativas às suas idéias. Somente desta forma podemos analisar melhor nossos próprios pontos de vista. E para isso, é necessário a habilidade de empatia, que é tanto uma percepção quanto uma habilidade comportamental.



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