segunda-feira, 4 de abril de 2011

GERENTE DE VENDAS X SUPERVISOR DE VENDAS

GERENTE DE VENDAS




O Gerente como Gerente de Vendas sabe pensar e agir estrategicamente, procurando formular e implementar os melhores planos para o crescimento dos negócios da empresa, das áreas, dos vendedores, a partir de uma profunda análise das opções existentes. Sabe trabalhar a equipe efetivamente como um conjunto de esforços numa única direção, procurando ser "coacher" de seus liderados, compondo esse conjunto, dando a eles as melhores indicações e direções, atendendo às suas expectativas e fazendo do "feedback" a constante razão para o sucesso do grupo. Sabe estimular sua equipe pela motivação individual dos vendedores para as tarefas a serem realizadas. Consegue ter uma equipe motivada porque proporciona a melhor Engenharia de Vendas . Obtém o máximo desempenho, pois procura capacitar adequadamente seus vendedores em programas individuais e coletivos, além de saber reconhecer a persistência deles na busca de resultados, utilizando um sistema de remuneração e premiação.


SUPERVISOR DE VENDAS


Este cargo, comum na maioria das estruturas de vendas, carece de identidade e atribuições claras. Remanescente dos modelos de gestão em pirâmide, sem uma atribuição clara, o supervisor de vendas vaga pelo limbo da área comercial. Enquanto os gerentes de venda e os representantes ou vendedores têm claras suas atribuições o supervisor de vendas exerce atividades que vão do “despachante de luxo” para a força de vendas, passando por “cobrador” e chegando ao sujeito cujo único propósito é o de autorizar mais 5% de desconto.

.1 - Examinar carteira de pedidos, relatórios de visita, relatório de vendas perdidas e relatório de despesas para identificar desempenhos inferiores e superiores aos planos estabelecidos.

.2 - Acompanhar os vendedores nas visitas aos clientes para verificar se as orientações da empresa e o treinamento recebido estão sendo utilizado no campo de trabalho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário