segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CONTROLE AS SUAS FINANÇAS


Cingapura é um país localizado no sudeste da Ásia, com pouco mais de 620 km2, de área e uma população de aproximadamente 4,5 milhões de pessoas. 70% delas encontram-se na cidade de Cingapura. Sem dispor de recursos naturais (importa quase tudo, inclusive água), tornou-se uma das nações mais prósperas do mundo, com forte presença no mercado internacional, alta expectativa de vida, elevados índices educacionais e renda por pessoa, acima de 20 mil dólares (uau!!!).
Fiz essa breve introdução, em virtude do excelente Globo Repórter exibido em abril de 2011, enfocando as peculiaridades daquele país, que saiu da extrema pobreza e chegou ao seu auge econômico em menos de 50 anos.
No terceiro bloco do Globo Repórter, Glória Maria vai a uma escola de Cingapura para assistir a uma aula, ministrada por um conhecido apresentador de programa infantil, onde as crianças daquele país, com idade média de 8 anos, ouvem e participam de temas ligados às finanças pessoais – orçamento familiar, a importância de economizar “dinheiro não dá em árvore”, bem como a sua administração.
No Brasil, o MEC – Ministério da Educação e Cultura ainda não percebeu a importância desse tema para as nossas crianças e também para os adultos. Em função disso, são poucas as pessoas que sabem administrar as suas finanças, calcular juros, elaborar um orçamento doméstico, combater o desperdício e evitar o uso indiscriminado do cartão de crédito e do cheque especial.
O Brasil é o país com a maior taxa de juros do mundo e onde a concorrência entre bancos praticamente não existe. As seis maiores instituições financeiras, incluindo dois bancos estatais (economia mista) concentram mais 80% de todos os correntistas. Isso nos deixa com pouquíssimas opções e há mais cartel do que concorrência.
Só para lhe dar um exemplo, gostaria que você avaliasse quando pagou de juros no ano de 2011. Você sabia que o IOF – Imposto Operações Financeira foi aumentado na calada da noite, de 1,5% para 3%? Esta alíquota é para o saldo devedor do cartão de crédito que não for quitado integralmente, no mês do vencimento da fatura.

Recomendo a leitura do livro (foto) da jornalista que dá dicas sobre como sair do “vermelho”, Denise Campos de Toledo, cujo título é: “Assuma o controle das suas finanças”, da editora Gente. O valor é acessível e os conselhos são sábios.
Por último, se você vai participar do carnaval, não esqueça de controlar os seus gastos, pois ainda existirão muitas despesas no decorrer deste ano. Há uma música de Vinícius de Morais que afirma: “… dia de festa é véspera de muita dor”. Lembre-se dessa frase quando estiver usando o seu cartão de crédito ou comprando compulsivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário