terça-feira, 19 de outubro de 2010

LIDERES, PACIÊNCIA

O REGIME DA PACIÊNCIA



O Gordo subia as escadas com dificuldade. Ia para uma academia de ginástica, que ficava num andar superior de um sobrado. Estava num daqueles dias, em que a gente cai na real e vê que não é nenhum Brad Pritt. Alem do mais, tinha levado um esculacho do seu Médico, que o tinha "ameaçado da morte", caso não emagrecesse. Ao encontrar o Professor da Academia, perguntou angustiado "Quando tempo vou ter que ficar aqui para emagrecer ? "O Professor, observando o desespero do seu potencial cliente, sereno e empatico, como devem proceder os mestres, devolveu a pergunta amorosamente " Quando tempo você levou para engordar ? "
Em quando tempo se constroí um ambiente amudecido, de relações francas entre gerentes e empregados e foco no cliente
É meio como uma receita de bolo, primeiro cuida do gerente
Depois do empregado
E resolve a contradição
Agora como qualquer outras receita de bola, não vai passar disto se não temperarmos com alma e nossa ...
Esta historinha nos fala de uma característica cultural nossa, que tem dado brecha a tantos aproveitadores e oportunistas, de buscar soluções milagrosas , indolor e rápidas , para problemas crônicos.
Para termos um ambiente produtivo e prazeroso nas nossas organizações , precisamos capacitar melhor os nossos líderes, combatendo a nossa tendência de que quando vamos lidar com a tecnologia, precisamos de todo o treinamento do mundo, mas que quando alguém vai assumir um cargo gerencial , lidar com pessoas e sentimentos, não precisa se preparar, pois dá para aprender na pratica.
No outro lado, precisamos incutir nos nossos colaboradores , o conceito do empregado empreendedor, que entenda que a manutenção de seu emprego, passa pela geração de benefícios mútuos para ele e para a organização e ser amadurecido é conectar com o que se tem e não com o que se precisa.
É preciso ainda, enfrentar uma contradição dos processos de Rh na Organização, contratamos pelas competências e experiência, mas avaliamos e cobramos resultados pelas atitudes, para não termos currículos perfeitos e posturas inadequadas. Sua atitude está falando tão alto, que não consigo ouvir o que tem no seu currículo.
Quanto ao nosso personagem do inicio do artigo, ele compreendeu que na vida "não existe almoço de graça". Vem freqüentando a academia, fechando a boca , conseguindo progressos e quando as pessoas perguntam qual a formula mágica, se ele está fazendo o regime da lua, da aqua, da.... , ele calmamente responde " Estou fazendo o regime da paciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário