quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cuide de sua imagem pessoal e de sua reputação

Profissionais comprometidos com o sucesso de suas carreiras demonstram grande preocupação com a imagem pessoal que projetam e a reputação que aspiram conquistar.
Eles sabem que estão sendo observados pelos superiores, pares, subordinados, clientes, fornecedores, credores, membros da própria família e a comunidade onde estão inseridos. Portanto, esmeram-se em projetar a melhor imagem sempre.
Eles sabem também que em cada interação humana que empreendem, no trabalho ou fora dele, as pessoas estão analisando o seu comportamento e conduta, diagnosticando a seriedade e a transparência de suas palavras, avaliando o seu nível de conhecimento e cultura, aferindo o seu grau de civilidade e adaptação aos diferentes círculos sociais, arbitrando sobre a sua capacidade de julgamento e de desempenho, entre outras questões de extrema importância. Daí a preocupação que cultivam em se manter sempre à altura das expectativas geradas a seu respeito.
Infelizmente, muitos profissionais não dão a importância devida a essas questões e pagam um altíssimo preço: eles se vestem e se apresentam de maneira descuidada; não se preparam adequadamente quando vão fazer uma apresentação de negócios; utilizam linguajar de botequim em conversas nos corredores e nas salas de café; adoram fofocar e falar mal da vida alheia, principalmente das mulheres.
Outros, ainda, se embriagam por ocasião das festas nas empresas e se conduzem de maneira inconveniente e reprovável; no trânsito, nos aeroportos, nos aviões, nos hotéis e restaurantes, dispensam as boas regras de civilidade e se comportam como verdadeiros bárbaros - incivilizados -; em viagens a negócio, detonam a imagem da empresa em diferentes circunstâncias - em encontros e noitadas com clientes; falam mal de um cliente para o outro, tecem comentários negativos sobre a empresa para a qual trabalham. Não sabem eles que estão destruindo a sua boa imagem e reputação.
Caro leitor, não importa o seu nível na organização - se é um office boy ou um presidente. Você é o seu embaixador, portanto tem de se conduzir de maneira elegante, educada, gentil, respeitosa e, sobretudo, responsável, não importa o lugar onde você está.

       PENSE NISSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário