domingo, 15 de agosto de 2010

SATISFAÇÃO PROFISSIONAL

A satisfação de cada um em seu trabalho é algo de extrema importância. Passamos a maior parte da vida em nosso trabalho. Enfrentar esta jornada como se fosse um suplício é desumano, além de gerar stress e outras conseqüências desagradáveis que podem escalar até para doenças. O que torna nosso trabalho agradável e motivador? O que nos faz acordar cada dia e rumar de maneira entusiasmada para mais um dia a frente de nossas funções?


Existem 3 pilares que definem nosso nível de satisfação no trabalho. São eles a realização, o reconhecimento e a remuneração. A realização pressupõe que o profissional saiba exatamente quais são seus desafios ou metas. Conhecer as metas, trabalhar para alcançá-las e finalmente superá-las traz um grande prazer pela conquista, chamada também de realização. Esta superação ou realização precisa ser claramente reconhecida pelos superiores de forma a “tornar oficial” ou materializar aquela realização dentro da empresa. E por fim, um conjunto de realizações ou superações ao longo do tempo mostra um profissional competente na realização de seu trabalho. E todo profissional competente merece uma remuneração adequada às suas realizações – obviamente uma remuneração dentro do valor de mercado para a função.
Se sua satisfação estiver alta, ótimo. Caso contrário procure avaliar o que não está adequado em sua função atual. Sei que é desafiador e muitas vezes difícil trocar de emprego com facilidade, ainda mais para um desafio maior ou melhor. Porém a persistência é fundamental na busca de nossa felicidade profissional


Nenhum comentário:

Postar um comentário