Os problemas que mais atormentam o trabalhador são excesso de dívidas, separação de casal, preocupação com filhos e vícios como o alcoolismo.
Já ouviu a expressão “botar os problemas para fora”? Faz bem, mas cuidado com quem vai desabafar ou a quem pedir ajuda. Chefes e colegas de trabalho têm um limite de tolerância, geralmente pequeno. Evite contar até mesmo casos que você considera de pouca importância, como uma briga em casa.
Num primeiro momento, as pessoas se sentem solidárias, oferecem ajuda, mas há um limite. “Roupa suja se lava em casa. No trabalho, nem pensar, não dá, senão você perde muito tempo”, afirma o auditor Robson Izabel.
Com o tempo, começam a fazer julgamentos, até mesmo sobre o desempenho no emprego. E a história pode se espalhar, virando fofoca. “Ninguém controla o que as outras pessoas interpretam sobre o seu problema pessoal. Problemas pessoais, todos têm”, diz o consultor Sergio Monaco.
Se o problema vai atrapalhar seu desempenho, converse com o seu chefe. Tente negociar uma licença, procure ajuda de um profissional especializado e tente descobrir se a empresa oferece algum apoio.
“Problema pessoal, todo mundo tem. Em maior ou menor grau. Mas a gente tem que saber a lidar com isso e tentar afetar o desempenho o mínimo possível. Tem momento que não tem jeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário