quarta-feira, 21 de julho de 2010

O BEM DO PERDÃO

 Colegas REPRESENTANTES, perdoar faz bem para quem perdoa.

Saber perdoar é algo muito difícil para a maioria das pessoas. É um processo que pode levar a vida inteira, sobretudo quando envolve feridas profundas. Algumas pessoas jamais perdoam.

O perdão é difícil porque muitos acreditam que é algo que fazemos apenas pelos outros, para que se sintam melhor. Perdoar é muito mais benéfico para quem toma a iniciativa de fazê-lo. Se acaba com as feridas da alma, com certeza ajuda a cicatrizá-las.
Estou trazendo este tema para o debate, porque as frustrações e discussões acaloradas do ambiente profissional tendem a aumentar. Se você é jovem, esteja preparado para lidar com todo tipo de conflito. Se você é maduro, certamente já vivenciou situações dificílimas.
Os principais conflitos no ambiente de trabalho (e também na vida pessoal), estão relacionados com:
- Ambição e inveja. Creio que o problema não é ter estes sentimentos, mas, a intensidade dos mesmos. Todos nós possuímos estes sentimentos, pois eles são intrínsecos ao ser humano. O que precisamos fazer é administrá-los.
- Falta de ética e moral. Cada vez mais as pessoas que são públicas e que deveriam dar bons exemplos, tendem a demonstrar que a corrupção e atos ilícitos, conduzem ao sucesso. Recentemente tivemos o caso do ex-governador do Distrito Federal, preso e acusado de vários crimes. O desequilíbrio no ambiente familiar e a falta de limites que os pais colocam para os seus filhos e para si próprios, contribuem para a falta de ética e moral.
- Perda do senso humanitário. Principalmente nas grandes cidades, presenciamos pessoas dormindo nas calçadas e vamos nos “acostumando” com este cenário.
- Violência moral e física. É ilusório pensar que vamos minimizar a violência se fingirmos não enxergar as desigualdades sociais e o desemprego. É claro que a violência tem relação direta com ausência de afeto, amor e oportunidades de futuro. Precisamos fazer parte da Corrente do Bem e cada um deve contribuir para ajudar o próximo, a começar pelos seus familiares, amigos e vizinhos.
Concluirei este artigo com duas frases que podem resumir a importância de saber perdoar:
“A alma humana jamais parece ser tão forte e nobre do que quando esquece a vingança e ousa perdoar uma ofensa” E. H. Chapin
Todos devemos manter um cemitério de bom tamanho para enterrar as falhas dos amigos (e as nossas)”. Henry Ward Beecher


Uma ótima semana para você e aos seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário