“A arte de liderar consiste em enfrentar a realidade – de situações, produtos e pessoas - e então atuar rápida e decisivamente. É melhor encarar a realidade do que enterrar a cabeça na areia ou fingir que ela não existe:
- Encare a realidade de que o mundo está se tornando cada vez mais competitivo. De que nenhuma empresa é garantida para toda a vida.
- Encare a realidade de que gerenciar um negócio, construindo uma burocracia imensa, gera a ineficiência.”
Se você é um administrador, desenvolva a capacidade de observar as coisas do cotidiano, através de um olhar diferenciado. Converse com pessoas idosas, pois elas têm muito a ensinar. Use cada vez mais a sua criatividade.
“Os líderes necessitam possuir amplas doses de energia. E, o mais importante, necessitam saber como usar essa energia para estimular os funcionários.
√ O mundo dos negócios é simples;
√ Lute, lute e lute contra a burocracia;
√ Não complique as coisas e enfrente a realidade, seja ela qual for;
√ Não tenha medo das mudanças;
√ Use o cérebro das pessoas e as estimule a criar, cada vez mais.
Para implementar ações competitivas as empresas necessitam agir com velocidade, simplicidade e autoconfiança. A burocracia fica aterrorizada pela velocidade e odeia a simplicidade”.
O mundo empresarial vive carente de líderes. Há muitos gerentes que imaginam que são líderes, pelo motivo de exercerem a função gerencial.
Creio que as habilidades e competências de liderança podem ser aprendidas, como quase tudo na vida. Há pessoas que podem trazer em seus DNAs algumas habilidades. Porém, é uma exceção
Nenhum comentário:
Postar um comentário