terça-feira, 8 de junho de 2010

SEJAMOS ELEGANTES

Colega REPRESENTANTE, esteja muito atento as dicas que trago para você.

Você não terá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão
Seja para conquistar um emprego, cliente ou a simpatia de outra pessoa, a primeira impressão é muito importante. Tenha sempre em mente que 90% das pessoas formam a opinião sobre você nos primeiros quatro minutos de contato e que até 80% do impacto posito ou negativo é causado pela linguagem não-verbal – posturas, gestos, olhares.
1.Aparência – vivemos nuna sociedade cada vez mais visual, onde o estético é muito valorizado. Vista-se de forma discreta e adequada a cada situação – trabalho, social e lazer. A barba deve estar feita, o cabelo cortado e as unhas aparadas. Se você for mulher, evite decotes, saias curtas, jóias e perfumes muito ativos no ambiente de trabalho.
2.Comunicação – há um ditado popular que afirma: “peixe morre pela boca.” Cuidado com o que você fala, pois as palavras podem ferir e, uma vez ditas, não têm retorno, mesmo que você peça desculpas. Fale menos e ouça mais, observando o explícito e o implícito do que está sendo comunicado.
3. Voz – volume, ritmo, vocabulário e gíria. Tão importante quanto o que você diz é como você diz. Não fale alto ou baixo demais. Utilze um volume adequado ao ambiente, através de um ritmo que facilite o entendimento da mensagem. Falar rápido demais pode deixar as pessoas estressadas ou sem entender a mensagem. Falar lentamente pode causar monotonia e cansaço nos ouvintes. Amplie o seu vocabulário e conheça sobre os mais variados assuntos. Quando não souber o assunto, fique de boca fechada e ouvidos bem abertos. Faça perguntas para facilitar o seu entendimento. Tenha cuidado especial com as gírias. Se aqui em Salvador chamar o outro de “pai”, “mãe” ou usar as expressões “porra” e “tá ligado” é algo considerado “normal”, lembre-se de que nem todas as pessoas gostam deste tipo de comunicação. Estude o ambiente e a cultura dos seus interlocutores. Além disso, as gírias e os palavrões empobrecem a comunicação.
4. Saiba chegar e sair dos ambientes – a forma como você se aproxima das outras pessoas deve ser estudada cautelosamente. A depender da situação, ela deve ser discreta e humilde. Em outras, triunfal e de vencedor que veio para contribuir com as soluções dos problemas. Ter uma pasta, maleta ou bolsa bem conservada e com o material essencialmente necessário, demonstra que você é uma pessoa organizada e que tem as informações na ponta das mãos. Saiba cumprientar os demais, evitando a mão fouxa ou apertada demais. Não invada o espaço físico e de valores (o que o outro julga importante) dos seus interlocutores. Saber chegar e sair dos ambientes de trabalho e sociais parece fácil, mas não o é. Exige senso aguçado de observação e muita cautela.
5. Gestos – eles merecem um cuidado especial e devem estar de acordo com a sua comunicação. Vejamos dois exemplos: gestos num ambiente social, descontraido e com música alta. Aqui eles podem ser mais espontâneos e fortes. Falando numa cerimônia religiosa ou na televisão, eles devem ser moderados.
Por último, lembre-se que construir uma boa imagem leva tempo e para destrui-la basta um segundo. Com o tempo você desenvolverá o conhecimento e o transformará em experiência de vida. Por outro lado, mesmo que você não cause uma primeira boa impressão, terá chance para causar uma segunda boa impressão. Vá em frente e sucesso!



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