terça-feira, 22 de junho de 2010
PROCURA-SE VENDEDOR PROFISSIONAL
Colegas REPRESENTANTES, estejamos muito atentos.
Se a economia continuar como nos quatro primeiros meses do ano, a tendência é que seja concretizada a meta de crescimento de 5% do PIB – Produto Interno Bruto (a soma de todas as riquezas produzidas no país), neste ano.
Sempre houve e continuará existindo oportunidades de trabalho para vendedores, notadamente para os que são competentes e profissionais.
Com o aquecimento da economia, a tendência é que a demanda por vendedores aumente, a exemplo do que está acontecendo. Abra os classificados de empregos dos principais jornais e pesquise na internet, que você terá a comprovação do que estamos afirmando.
Quase tudo em nossa vida pessoal e profissional tem relação com vendas: produtos, serviços, imagem, relacionamentos… O que muitas vezes muda é a forma de “pagamento”, onde nem sempre o dinheiro é a moeda de troca.
Embora esteja mudando, a profissão de vendedor ainda é considerada como algo de menor importância. Isso talvez se deva a atuações desastrosas de alguns “espertalhões” que aproveitam para enganar os consumidores.
Há 15 ou 20 anos atrás, qualquer pessoa que não tivesse emprego ou formação, podia candidatar a uma vaga de vendedor. Hoje a realidade mudou e as melhores ofertas exigem qualificação e garra.
As empresas de vanguarda sabem que não podem e não devem buscar tapear o consumidor, mas, fazer com que ele tenha satisfação em comprar e escolha uma empresa parceria, que pratique a negociação ganha x ganha.
Com a implantação do Código de Defesa do Consumidor, a relação entre empresa e cliente está mais equilibrada, embora muitas Organizações ainda continuem tentando enganar os seus clientes.
Já comentei neste Blog sobre a importância do desenvolvimento de habilidades (o que sabemos fazer) e competências (grau de acerto na execução das mesmas), com o propósito de nos adaptarmos as novas exigências do mercado de trabalho. Quem tem o propósito de tornar-se vendedor de sucesso deve atentar para:
- Conhecer os produtos e serviços que vende e os hábitos de compra dos seus clientes;
- Estudar em profundidade o marketing e a sua importância para a venda;
- Saber falar, escrever e dominar os meios de comunicação;
- Gostar de pessoas, atender, vender, negociar e se relacionar;
- Motivação, criatividade e perseverança;
- Aprimorar constantemente as suas habilidades e competências.
Selecionamos alguns artigos sobre vendas, atendimento e negociação. Propomos que você leia, releia e procure debater com familiares e amigos que já possuem experiência em vendas.
Assim, você estará em condições de concorrer a uma das milhares de vagas existentes e as que serão criadas neste ano. Vá em frente e sucesso.
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