segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SUA REDE DE CONTATO

No passado recente, quando alguém sugeria o nome de uma pessoa para ocupar um cargo ou função, ela era rotulada de profissional de alto “QI – quem indicou”.
Um bom Networking – rede de contatos – tem significado diferente para o atual mercado de trabalho. Quando há dezenas de profissionais com ótimas qualificações, disputando uma ou mais vagas, algumas empresas utilizam indicações de outros profissionais, inclusive os seus próprios funcionários, para darem informações a respeito de um candidato que possua as habilidades e competências exigidas.
Algumas empresas utilizam os serviços de headhunter – caçador de cabeça – profissional encarregado de localizar no mercado de trabalho – executivos e gerentes – para o preenchimento dessas vagas. Embora seja comum em funções mais elevadas, pode ocorrer em casos que há mais procura do que oferta de profissionais disponíveis no mercado.
Ao contrário do passado, o “QI” atual geralmente é feito no sentido de alguém que conhece o candidato e dá boas referências a respeito das suas habilidades e competências. É semelhante a um aval ou fiança sobre as suas qualidades profissionais.
O networking não se resume a fazer indicações para cargos e funções. É muito utilizado para o crescimento profissional. Com o advento da internet, podemos compartilhar conhecimentos e idéias com centenas de pessoas que nos são apresentadas, presencialmente ou a distância. Algumas dessas pessoas poderão se tornar amigas, colegas de trabalho ou com as quais gostamos de trocar idéias.
A escola, universidade, faculdade, eventos sociais e profissionais – cursos, seminários e palestras – sites de relacionamentos são adequados para a construção e manutenção da rede de contatos.
É bom lembrar que a prática do networking deve ser natural. Não é a urgência e sim a escolha das pessoas e a empatia entre você e elas que farão com que as informações fluam e sejam benéficas para todos.
Não caia na bobagem de bancar o “esperto” ou o “esponja” que só quer sugar e em nada contribui para o crescimento dos demais participantes.
Outro detalhe relevante é organizar as informações – nomes, telefones, e-mail, hobby, especializações profissionais e outros detalhes relevantes para a manutenção dos relacionamentos.
A qualidade dessa manutenção é fundamental. Ligue, marque encontros presenciais, envie sugestões e idéias, indique outras pessoas. A depender da sua área de atuação, dê informações “quentes” que resultem em trabalho formal ou como prestador de serviços.
Outra ferramenta importante são os sites de relacionamento focados em empregos, como o LinkedIn, Eacademy e o facebook, para quem deseja manter contato com sua rede de relacionamento no mundo virtual.
Neles, são formadas comunidades de pessoas com interesses profissionais em comum e com objetivos semelhantes. Desta forma, além de apresentar um retrato bem fiel da sua rede de contatos do mundo real, tais sites permitem que você conheça outras pessoas que possam ajudar a galgar novos horizontes na sua carreira.
Assim, o “QI” atual não é sinônimo de pistolão para candidato incompetente. É a indicação de um profissional – empregado ou não – que seja competente e que merece o seu aval para assumir um cargo ou função. Pense nisso ao indicar uma pessoa. Caso contrário, você correrá o risco de “queimar o seu filme” e perder a credibilidade. Vá em frente e sucesso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário