quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SILÊNCIO

As palavras são embalagens do pensamento. Mas muita gente as usa para humilhar ou ofender, seja no trabalho, no trânsito ou mesmo no lar.
O poder das palavras já fez nascer impérios, sucumbir nações, exércitos se levantarem, milhões de pessoas se ajoelharem, mas ainda não aprendemos o seu impacto.
Sim e não são palavras muito curtas e fáceis de serem ditas, mas aquelas que trazem as mais pesadas conseqüências.
Por isso, me lembro sempre que uma fala que não é mais bonita do que o silêncio, não merece ser proferida. E de uma definição de diplomata: diplomata é a pessoa que pensa duas vezes antes de não dizer nada.
Ser comedido nas palavras não é defeito, mas virtude. Uma característica das grandes mentes. E o exercício do silêncio é uma arte. São necessários só dois anos para o ser humano aprender a falar e toda uma vida para aprender a ficar em silêncio.
Por vezes, o silêncio é confundido com fraqueza, apatia ou indiferença.
Mas não. Na natureza, tudo acontece com silêncio e poder. O sol, as estrelas e mesmo o oxigênio, vital para a vida, agem em profunda quietude, que muitas vezes sequer lhes prestamos atenção.
Por isso, aprenda com o silêncio a respeitar a vida, valorizar seu dia, observar suas qualidades e equilibrar seus defeitos. Que gritar não traz respeito, que ouvir é melhor que muito falar e que o verdadeiro poder chega sem ruído, sem alarde e sem violência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário