terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS INDISPENSÁVEIS

As profissões estão mudando rapidamente. Algumas estão sendo extintas, outras, incorporadas e algumas são completamente novas, influenciadas pelas modernas tecnologias.
Neste blog Já mencionamos algumas vezes sobre a importância de desenvolvermos habilidades (o que sabemos fazer) e competências (grau de acerto na execução das mesmas) profissionais. Relacionamos algumas habilidades e competências que julgamos imprescindíveis a todos os profissionais, principalmente aos atendentes e vendedores:
 Comunicação verbal, por escrito, sinais e símbolos. Pense alguns segundos sobre as suas atividades dos últimos dias e tente quantificar o percentual de horas em que fez uso da comunicação. Comunicar com clareza e objetividade é imprescindível para todo e qualquer profissional. Não basta apenas saber comunicar, é preciso dominar os meios de comunicação (reuniões, internet, televisão, rádio, jornal, etc.). A depender da sua profissão, você utilizará mais um meio de comunicação do que outro. Falar e escrever corretamente são vitais para o sucesso pessoal e profissional. Saiba que cada meio de comunicação tem as suas peculiaridades e você deverá conhecê-las, fazendo as adequações necessárias ao conteúdo e a forma das mensagens. A internet tem a sua forma específica, uma reunião através de videoconferência, uma entrevista em TV e em rádio e assim por diante.
Relacionamento interpessoal. Tudo que fizermos na vida, somente fará sentido ser for de utilidade para as pessoas. Sendo assim, saber relacionar com elas em muito contribuirá para que você seja o escolhido, entre tantos profissionais. Relacionar com pessoas exige observação, tolerância com as diferenças, humildade, saber falar e, principalmente, saber ouvir. Procure ampliar os seus relacionamentos com pessoas de diferentes perfis e cultive o hábito de ser tolerante com aqueles que pensam diferente de você.
Atendimento e vendas. Há muitos profissionais que são competentes e mesmo assim não conseguem sucesso em suas atividades. Entre os principais motivos, estão o mau atendimento, dificuldade de comunicação e falta de talento para vender os seus produtos e serviços. Para encantar um cliente, além da qualidade dos produtos e serviços que você vende, demonstre boa vontade para atender, saiba ouvir e fazer as perguntas adequadas. Conheça as peculiaridades do que você produz ou vende. Transforme as qualidades em benefícios para os seus consumidores. Transmita credibilidade, seja ético e forme a sua carteira de clientes, com nomes, telefones e e-mail para contatos. A melhor propaganda que existe é a indicação dos seus clientes satisfeitos.
Negociação. Quase tudo na vida envolve esta habilidade. Saber comprar e vender são imprescindíveis para a sua vida pessoal e profissional. Pratique sempre o estilo de negociação ganha x ganha, onde as partes envolvidas – comprador e vendedor – sempre ganham. Embora este estilo seja praticado por uma minoria, ele possibilita que os seus clientes sejam cativados e prefiram fazer negócios com você e não com os concorrentes. Há negociações mais simples e que não exigem muita preparação. Há negociações mais complexas e que exigem um bom planejamento. Em qualquer situação, pense sempre com a cabeça e as idéias do comprador. Ao elaborar o seu plano de negociação, antecipe as perguntas do seu cliente e proponha alternativas para as situações de discordâncias, que normalmente estão relacionadas com os preços e a forma de pagamento dos produtos e serviços.
Assim, não se prenda ao nome da sua profissão ou função que exerce ou pretende exercer. As mudanças continuarão acontecendo, de forma rápida e descontinua. Esteja preparado para estudar, estudar e estudar. Sempre!

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