É provável que você tenha dificuldade para lidar com as frustrações. Por este motivo, resolvi trazer para o seu conhecimento ou uma releitura, caso já saiba, sobre a carta que segue, escrita por Abraham Lincoln (1809 a 1865), o 16° Presidente dos Estados Unidos, eleito em março de 1861 e assassinato em abril de 1865.
Ele liderou o país, de forma bem-sucedida, durante sua maior crise interna, a Guerra de Secessão, preservando a União e abolindo a escravidão. Sugerimos que leia esta mensagem com carinho e atenção:
Meu prezado senhor,
Direi apenas algumas poucas palavras.
A vida fez de mim um homem bem familiarizado com as decepções.
Aos 23 anos, tentei um cargo na política e perdi. Aos 24 anos, abri uma loja e não deu certo. Entre os obstáculos, tive um colapso nervoso, disputei eleições para o Senado, Presidência e finalmente, fui eleito presidente dos Estados Unidos, aos 51 anos de idade.
Por isso, não venha me falar de dificuldades, tropeços ou fracassos. Não me interessa saber se você falhou. O que me interessa é se você soube aceitar os tropeços e aprender com eles.
Aprendi a tolerar os medíocres; afinal, Deus deve amá-los, porque fez vários deles. Aprendi que, quando se descobre que uma opinião está errada, é preciso descartá-la. Aprendi que a melhor parte da vida de uma pessoa está em suas amizades…
Se você está vivendo um momento temporário de fracasso, posso afirmar, com certeza da minha maturidade, ou dolorida experiência, que você jamais falhará se estiver determinado a não fazê-lo.
Por mais que encontre dificuldades pelo caminho, não desista. Saiba que o campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.
Sinceramente,
Abraham Lincoln
16º Presidente dos Estados Unidos
A vontade, persistência e a criatividade são mais importantes do que a inteligência, principalmente em situações de crise. Há muitas pessoas inteligentes acreditando que, por si mesma, ela é suficiente para enfrentar os obstáculos cotidianos. Grande engano!
Na vida pessoal, no mercado de trabalho e no mundo corporativo, não são os momentos de crescimento econômico e de abundância de emprego que forjam os melhores profissionais: são os momentos de crise e de dificuldades.
Assim, não se acomode, acreditando que o Brasil e você estão vivendo o melhor dos mundos. Pode ser que sim, porém, pode ser que não. Depende daquilo que ocorrerá após dias, meses e anos e como eles afetarão positiva ou negativamente cada um de nós.
Se você é jovem e possui as características das gerações “Y e Z”, treine um pouco mais a paciência e aceite perder eventuais batalhas para ganhar a guerra.
Do falecimento de Abraham Lincoln para cá, foram decorridos 145 anos. Quais os aprendizados que podemos tirar da história de vida desse importante Homem Público?
Como aprender a lidar com as frustrações?
Quais as características que efetivamente podem fazer diferença em nossa vida pessoal e profissional?
PENSEM NISSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário