sábado, 20 de novembro de 2010

RELACIONAMENTO

Imagine uma longa estrada, composta de duas pistas em sentido contrário. Em uma delas está você e na outra as pessoas com as quais irá se relacionar durante a sua existência na terra. Metaforicamente, podemos afirmar que é assim que funciona a vida e as relações interpessoais. Algumas pessoas que cruzarem com você nessa estrada serão mais importantes do que outras, proporcionarão momentos agradáveis – amor, afeto, compreensão, sabedoria e uma infinidade de sentimentos.
Relacionar com as pessoas é a mais importante, complexa e difícil de todas as habilidades e competências. No mundo empresarial, semelhante à vida pessoal, encontraremos pessoas de todas as tendências, valores e ambições. Não há dúvida de que a competitividade exagerada pela disputa dos empregos e promoções está deixando os relacionamentos corporativos e sociais mais conflituosos e interesseiros.
Aprender a relacionar com pessoas requer tolerância com as diferenças, excelente capacidade de observação, saber comunicar e flexibilidade para negociar alternativas diante dos conflitos.
Muitos profissionais competentes e que poderiam ter uma carreira brilhante, não conseguem o sucesso desejado por serem arrogantes, inflexíveis, invejosos, tímidos e por não saberem comunicar adequadamente.
Para desenvolver ou aprimorar essa habilidade é necessário fazê-lo “natoralmente”, ou seja, no dia a dia, com erros e acertos. A teoria é importante e devemos aprender com ela.
Entre todas as maneiras de aprender essa arte, uma é insuperável: ouvir com atenção os relatos das pessoas mais experientes e que já trilharam caminhos que você percorrerá. Nós, ocidentais, precisamos aprender com os irmãos orientais sobre a importância de valorizar os mais velhos e não discriminá-los. Eles são uma fonte viva de aprendizagem.
Também podemos aprender com a “Sétima Arte”, através dos filmes novos e antigos. O cinema consegue unir de forma harmônica quase todas as artes – teatro, pintura, música, dança, fotografia – com diversão e momentos agradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário