quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PRÁTICA DA LEITURA


Saber ler é uma exigência das sociedades modernas. Há, contudo, uma importante diferença entre saber ler e a prática efetiva da leitura. Se a habilidade de leitura é uma necessidade pragmática e permite a realização inclusive de atividades básicas, como identificar uma linha de ônibus, ler ofertas ao realizar compras, entre outras ações, a prática da leitura é importante instrumento para o exercício da cidadania e para a participação social
A situação da leitura no Brasil é precária. Todo o conhecimento acadêmico da humanidade está nos livros, sejam eles concretos ou virtuais. É preciso ler, e saber ler. Na França, cada pessoa lê, em média, 25 livros por ano. No Brasil, a estatística aponta a leitura de pouco mais de um livro por brasileiro. A questão é cultural, de hábito, de vivência.
O resultado de uma pesquisa, divulgado recentemente, entende que a mudança de status social é possível através da leitura.
Devemos ser mais precisos, mais críticos, mais audaciosos na construção de um país melhor. Isso parte de nossas casas, incentivando nossos filhos e mais próximos que são o nosso futura. Amem a leitura. Viva a leitura!
PENSE NISSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário