sexta-feira, 22 de julho de 2011

E QUANDO O PROBLEMA É VOCÊ

Você está bem atrasado para um compromisso e não consegue encontrar a chave do seu carro. A culpa, claro, é dos filhos que nunca colocam as coisas nos lugares certos, da empregada que vive “escondendo” as suas coisas, ou do parceiro, que perde tudo. Você jamais poderia ter perdido a chave. E, mesmo se acabar descobrindo que ela estava no bolso de trás, é porque “te deixam louco”. Acordar mais cedo para prevenir imprevistos e não sair de casa atrasado, então, nem pensar.
Todo mundo já passou por isso alguma vez. E, geralmente, quando descobrimos que estamos errados, experimentamos alguma vergonha e um pouco de culpa. Mas muitas pessoas nunca chegam a essa fase – simplesmente porque não admitem que o problema pode estar nelas.

Disposição para mudar

Mas como perceber que você é o problema e mudar este tipo de comportamento?É começar a reparar quando a maioria das pessoas possui opinião discordante da sua. Será que todos estão errados e você está certo? “No momento que ocorre essa constatação, é hora de fazer uma auto-análise e ver o que está acontecendo de fato”.
Outra dica é reparar quantas vezes você se pega colocando a culpa em outras pessoas durante o seu dia. É normal cometer enganos, mas quando todas as pessoas do seu convívio cometem erros com muita frequência, talvez seja um sinal de que quem vem cometendo o erro de culpar os outros é você.
A mudança é gradual e é preciso fazer um exercício diário para conseguir melhorar.
“Precisamos gerenciar a nossa raiva e pensamentos negativos. É necessário falar para nós mesmos: ‘Para com isso. Pense melhor e veja se este tipo de comportamento não está te fazendo perder a razão’”. Ela afirma que não é simples, mas é possível.
Se arrepender de certas atitudes é um importante sinal. “Se houver arrependimento
verdadeiro e as desculpas forem sinceras, isso demonstra que já estão ocorrendo
mudanças em seus maus hábitos.” Por isso, é importante ficar atento toda vez que você precisa pedir desculpas aos outros. Se isso se tornar muito frequente, é preciso analisar a razão disso. Vale pedir ajuda de pessoas de sua confiança, desde que você esteja disposto a realmente escutá-las.
As pessoas difíceis de lidar sofrem com seu jeito de encarar a vida. “Elas são as maiores prejudicadas. Com elas é tudo preto ou branco. Não possuem a flexibilidade necessária para lidar de forma diferente com situações cotidianas.” Quem tem este problema acredita que apenas sua opinião está correta. Não consegue enxergar que o mesmo objetivo pode ser alcançado de formas diferentes. Procurar uma terapia é o melhor caminho para casos mais extremos.


Como lidar

“Quando convivemos com alguém difícil de lidar, temos que entender que não é pessoal. A
pessoa é assim com todos”. Algumas características são comuns neste tipo de
temperamento: agressividade, egocentrismo, indisciplina e falta de espírito participativo.
Se os que convivem com os geniosos percebem que a agressividade não é direcionada a eles em específico, ficam menos sensíveis e sofrem menos para conviver com alguém difícil de lidar.
A melhor maneira de lidar com uma pessoa que possui um temperamento forte é dar o
exemplo e tratá-la muito bem. “Sugira outros caminhos, trate-os bem, não agrida, não discuta. Pelo contrário, enfraqueça seu ego, tratando-o com doçura.”

Mais feliz

Por mais que as pessoas que possuem gênio forte afirmem adorar o temperamento que têm, isso não é necessariamente verdade. “Eles se dizem sinceros, autênticos, mas lamentam muito a consequência de cada agressão, de cada ira. A longo prazo, acabam ficando sozinhos e sem amigos verdadeiros”.
“Quando você consegue se ajustar às diferentes situações da vida com facilidade, você diminui em muito os conflitos, tanto externos quanto internos. Eu me sinto muito culpada por algumas atitudes que tenho. Acabo magoando as pessoas, coisa que não quero de jeito nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário