quinta-feira, 27 de maio de 2010

NA PONTA DA LINGUA

REPRESENTANTE, voce gosta de comer?




Já ouvi informações - não são fontes seguras - de que somente no Brasil é que o verbo comer é usado nos sentidos que têm  de comida e sexo (FODER). Essa mesma fonte informa que nem mesmo em Portugal o verbo tem esse duplo sentido.
E porque cargas d'água o verbo comer tem o sentido de comida e sexo? Talvez seja pela semelhança dos atos. Nem preciso explicar muito qual vem a ser ela, acho que todo mundo captou a mensagem.
Mas mesmo captando é importante questionar a colocação do verbo nas frases. Vamos falar de sexo. É comum os homens, para provarem sua "masculinidade", dizerem que "comeram" uma mulher, ou mesmo um gay que, para não parecer menor socialmente, canta aos quatro ventos que só "come" as "bichinhas". Mas se formos pensar bem quem come nessa história toda é o "comido" já que é ele, ou ela, que tem alguma coisa inserida no seu orifício, assim com fazemos quando colocamos uma coisa na boca para (o que mesmo?) comer. Mas acho que essa inversão de interpretação vem do costume do domínio masculino, que acaba por fazer as coisas ficarem com tons machistas.
Pensando um pouco: quando comemos uma coisa, nos apoderamos dela, fazemos dela nosso escravo, fazemos com ela o que quisermos, enfim, controlamos aquela coisa que fica à nossa mercê. Por isso então quando associado o verbo comer ao sexo é que os homens, que seriam na verdade comida, no caso de uma relação heterossexual, dizem que comem. Assim exercem o "poder" de ter algo nas mãos, que podem controlar. Sem contar que o comer sexual dá a sensação de menosprezo à pessoa comida. O que não é muito legal numa relação: alguém que seja menosprezado e sub-valorizado.
É uma discussão sem muita força, ninguém fica querendo impor quem come quem na cama, mas é uma reflexão bacana sobre papéis sexuais e relação de "senhor e escravo".

Um comentário:

  1. Oi colega!
    Acesso seu blog sempre que posso. Mas acho que vc poderia,antes de postar, fazer uma correção automática no WORD! É que as vezes, tenho que reler o parágrafo inteiro para entender o que vc quer falar...Use as ferramentas do seu computador(acentução,pontuação e ortografia), elas estão aí para nos ajudar. Sempre! Adoro seus textos. Bjo, Laura (Manaus).

    ResponderExcluir