sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O HOMEM E A MÁQUINA


Tenho prestado muita atenção aos “tempos modernos”. Não tenho nada contra a
modernidade.  Porém, se modernidade é substituir  o homem pela máquina, qual
o papel reservado para o ser humano na sociedade do futuro?
Ainda ontem, ao me dirigir a uma agência bancária, fui abordado por um
funcionário, que  perguntou o que eu desejava . Afirmei  que precisava retirar um
dinheiro. O mesmo indicou-me um caixa eletrônico. Ressaltei que gosto de ser
atendido por ser humano.
Neste momento o funcionário franziu a testa e afirmou com entusiasmo:
“O nosso banco investiu  milhões de dólares em tecnologia para dar aos
clientes mais conforto e rapidez no atendimento...”
Tentei argumentar mais uma vez, porém não obtive êxito. O papel dele era evitar
ao máximo que eu fosse atendido no interior da agência, por uma pessoa de
carne e osso!
Fui ao caixa eletrônico, retirei o  dinheiro e voltei para a minha casa. Enquanto
andava, refletia sobre o que acabara de acontecer!
Depois de alguns minutos, cheguei a uma triste conclusão: O papel do homem na
“sociedade moderna” talvez seja o de evitar o contato com outros seres humanos!
Estou ultrapassado? Resisto  ao novo? Eh!!! se a gente não tomar cuidado,
na sociedade do futuro o homem terá que virar máquina para sobreviver.
Exercício: Durante 5 minutos você deve falar sobre as oportunidades e ameaças
das novas tecnologias da informação e como será o trabalho humano no futuro.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário