domingo, 30 de outubro de 2011

TENHA UMA BOA SEGUNDA - FEIRA


Recados e Mensagens de segunda-feira
 Faça cada segunda-feira uma segunda-feira especial para você e para todos.

VIDA X FUTEBOL

A vida é feita de momentos bons e de momentos ruins. No futebol, o herói da semana passada é o vilão da semana seguinte ao, por exemplo, perder um gol decisivo. As pessoas esquecem rapidamente o que de bom fazemos.
Aprendi que sozinho ninguém faz nada. Você pode ser o melhor no que faz mas, se tua equipe de trabalho for ruim, não se atingem os objetivos e todos perdem. Ao contrário, se houver espírito de equipe, motivação, solidariedade e dedicação, todos ganham e, aí sim, o talento individual se sobressai.
O futebol me ensinou a nunca perder a esperança, pois, com trabalho, podemos dar a volta por cima e voltar a vencer. Aprendi, também, a ser humilde. Toda glória é efêmera. As instituições sobrevivem e nós passamos. O máximo que podemos sonhar é deixar uma boa lembrança.
Por fim, aprendi com o futebol a conviver com a crítica. E, olha, quando ela é motivada pela paixão e não pela razão ela é muito mais forte. Somos humanos e não podemos agradar a todo mundo o tempo todo.
Mas o mais importante: os vencedores são os que nunca desistem. Principalmente os que caem e têm que se levantar muitas vezes.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PERSEVERANÇA

“Dai-me Senhor a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço”.
A natureza nos dá muitas lições de perseverança e de como lidar com as adversidades. Eu diria, com as oportunidades de nos tornarmos melhores.
Problemas, todos temos, de diferentes espécies. Não conheço ninguém que não tenha provas e desafios a enfrentar.
E sempre tive em mente que, se temos grandes provas é porque também somos grandes para suportá-las.
Nossas convicções não têm idade. A pele se enruga, o cabelo se torna branco, os dias se convertem em anos, mas o mais importante não muda: nossa força interior.
Por isso amigo continue, mesmo quando todos esperem que abandone a luta. Não deixe que se enferruje o ferro que há em você.
Aprenda com as primaveras, como agora, a se deixar cortar para poder voltar inteiro. Perceba que somente aquele cai pode dar aos demais o maravilhoso exemplo de se levantar novamente.
Não desanime. Quando nada é certo, tudo é possível!
Desafio a gente enfrenta, vida a gente inventa e caminho a gente acha.
E lembre: você não pode prever o futuro, nem escolher como ou quando vai morrer. Mas você pode decidir como vai viver agora.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

VEJA O ÓBVIO

Quando estamos em busca de soluções para os problemas cotidianos, às vezes não prestamos a devida atenção ao comportamento das pessoas, lugares, produtos e serviços.
Há uma sutil diferença entre perceber e visualizar. A primeira nos parece mais profunda e analítica, onde podemos usar todos os sentidos – visão, audição, tato, paladar e olfato -, enquanto no segundo caso, tendemos a usar somente a visão.
Há anos, temos o hábito, carregar uma pequena caderneta e um micro-gravador, onde registramos as coisas que chamam a nossa atenção. Elas podem estar relacionadas a um determinado comportamento dos consumidores, amigos, colegas de profissão, bem como aos produtos e serviços comercializados.
Quando vamos a eventos públicos, chegamos mais cedo e observamos detalhes que podem ser relevantes, bem como o comportamento das pessoas, a linguagem corporal, a interação entre os demais. Ficamos atentos aos profissionais que cuidam para o sucesso dos eventos – garçons, técnicos de som e iluminação, repórteres, cinegrafistas, fotógrafos, entre outros.
Se você deseja incrementar a sua carreira profissional, sugiro que leia e releia estas dicas:
√ Observe, sem emitir juízo de valor, o comportamento das pessoas. Por alguns minutos, tente ver as coisas pelo olhar das demais pessoas. O pré-conceito nos impede de perceber fatos relevantes e com eles, ampliar os nossos conhecimentos e experiências de vida;
√ Ao assistir filmes, analise-os do ponto de vista dos Diretores. Por que a cena foi realizada daquela maneira e não de outra? Como a iluminação, figurino, música e as falas dos personagens contribuem para valorizar o espetáculo cinematográfico?
√ Se você é homem, imagine o mundo sob a ótica da mulher e se você é mulher, inverta o personagem. Eu creio que nós, homens, temos muito a aprender com as mulheres, principalmente sobre persistência, criatividade e valorização dos detalhes;
√ Converse com pessoas idosas sobre as suas experiências de vida, o que lhes proporciona felicidade, como elas enfrentam as dificuldades cotidianas, entre outros temas;
√ Desenvolva a capacidade de fazer conexões entre fatos cotidianos vividos por outras pessoas e de que maneira você poderá aplicar em sua vida pessoal e profissional. A criatividade é a capacidade que temos de fazer combinações para solucionar problemas reais ou imaginários;
√ Valorize mais a sua intuição, use mais o hemisfério cerebral direito (emoção) e menos o esquerdo (razão), pois tendemos a querer racionalizar demasiadamente.
 As coisas estão no mundo, só que eu preciso aprender.” Uma das maneiras que temos de aprender é pedir auxílio as pessoas mais experientes e que já vivenciaram fatos que para nós são novos. A outra, é aprimorar a nossa capacidade de enxergar além do óbvio, pois nem sempre os detalhes são percebidos.

SALVADOR ESTA TRAVADO

Trânsito em Salvador deu um nó nesta terça

A soma de diversos acontecimentos ao longo do dia em várias regiões de Salvador complica a vida de motoristas que enfrentam, desde o início da tarde desta terça-feira (25), trânsito lento em diversos pontos da capital baiana. Em avenidas como a Paulo VI, Manoel Dias da Silva e Magalhães Neto, na Pituba, além de toda a ACM, Octávio Mangabeira, na Orla, Bonocô e Paralela, o motorista precisa ter paciência para enfrentar engarrafamentos que dão a impressão que nunca terminarão. Para piorar, agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) estão fora das ruas, em estado de greve, para pressionar a administração soteropolitana a acertar possíveis dívidas com o plano de saúde Promédica, que suspendeu os atendimentos a todos os servidores do órgão.

sábado, 22 de outubro de 2011

BALANÇO

É fim de ano. Tempo de Balanço.
Bom para refletir sobre os acertos, os erros e o que poderíamos ter feito diferente neste ano.
Penso que a história não é só importante porque nela se conhece o passado, mas porque, com base nela, podemos construir um futuro melhor.
É chegado o tempo de fazer novas escolhas, rever planos, refazer os caminhos sonhados.
A esperança ressurge neste momento mágico de abertura para novas oportunidades. E a curiosidade sobre o que o novo ano trará brota em cada um de nós.
Muitos consultam um vidente, cartomante ou astrólogo.
Mas aqui vale a história do fiel que contou ao pastor que estava rezando o dia inteiro para conseguir a graça sonhada. O Pastor, do alto de sua sabedoria, respondeu: meu filho, devemos orar como se tudo dependesse de Deus, mas agir como se tudo dependesse de nós.
Você está fazendo a tua parte? E veja: mesmo Deus querendo, não pode te ajudar se você não souber aonde quer chegar.
É tempo de planejar.

DOMINGO, FAÇA A ESCOLHA CERTA

Uma empresa recrutava um substituto para o gerente geral.
A pergunta principal do exame era: noite de tempestade, você dirigindo teu carro e, ao passar num ponto de ônibus, vê três pessoas encharcadas.
Percebe que são: tua mãe que, você sabe, está adoentada, o médico que salvou tua vida no ano passado e o teu grande amor, que não via há anos.
No carro, só cabe mais uma pessoa. A qual você daria carona e por quê?
Como teste de personalidade, cada resposta tinha sua razão de ser.
Você poderia pegar tua mãe doente. Ficaria com a consciência tranqüila.
Ou o médico. Afinal, salvou tua vida e seria ótima chance de demonstrar gratidão.
Mas talvez não encontrasse mais o amor da tua vida, se deixasse passar aquela oportunidade.
Dentre 200 candidatos, o escolhido nem precisou justificar sua resposta.
Disse: “eu daria a chave do carro para o médico e pediria para ele levar minha mãe doente para o hospital. E ficaria esperando o ônibus na chuva com a mulher dos meus sonhos”.
É, decisões sábias exigem reflexão sobre todas as possibilidades e consideração com todos os envolvidos.

BOM DOMINGO.

Recados para Orkut

Recados de Domingo


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FINAL DE SEMANA CHEGOU


Alô, o final de semana chegou!

Em casa é que eu não vou ficar
É sexta-feita, eu vou sair, vou farrear!
É sexta-feira, vou sair, vou farrear
Tô a fim de paquerar, vou chamar logo as gatinhas,
vou rodar de bar em bar, vou montar meu paredão
Vou botar muita pressão, e as gatinhas muito loucas vão ficar!
Tomando wísky, Red Bull, eu tô na liga
Pra curar a ressaca meia dúzia de latinhas
Eu vou curtir, eu vou zuar, eu vou beber
vamo botá pra ferver!
Alô, o final de semana chegou!
Em casa é que eu não vou ficar
É sexta-feira, eu vou sair, vou farrear!


 
                      BOM FINAL DE SEMANA, PUTADA.

TRABALHAR ATE MORRER

Karl Marx, em sua obra “Manuscritos” de 1844, disse que o trabalho é o processo pelo qual o homem se produz e projeta para fora de si as condições de sua existência e a sua capacidade de transformar o mundo.
O sentimento de utilidade está relacionado ao conceito de trabalho, o qual confirma nossa participação no esforço da sociedade de criar melhores condições de vida para os homens de todo o planeta.
Por que fiz essa introdução? Simples; para reafirmar que trabalho tem a ver com vida e com saúde.
Se perdemos a condição de trabalho, suprimimos uma sensação importante na existência de todo ser humano que é o da inclusão, da participação, o do pertencimento, o de compor a sociedade.
Muitos pensavam, no passado, que a aposentadoria significava o fim do esforço e das atividades e que isso era bom. Não, no mundo atual, na realidade, isso é péssimo. Está comprovado que a falta de atividade e de, principalmente, exercício do cérebro, leva-nos à doença e à morte prematura. Porque por trás dessa inatividade repousa a sensação de exclusão da sociedade e do rol dos úteis.
Portanto, meus queridos velhinhos, não fiquem brabos comigo quando digo que temos que trabalhar até a morte. Isso é em benefício de sua longevidade. Aposentar-se de uma atividade, sim, mas de todas, nunca.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A inteligência emocional não tem relação com a escolaridade, mas, com a maneira dos indivíduos administrarem as suas e as emoções externas. Ela é influenciada pelos modelos familiares, a busca do autoconhecimento, a percepção dos sentimentos (amor, ódio, inveja, ciúme, medo), automotivação e habilidades nos relacionamentos interpessoais. Vejamos alguns estilos de comportamentos:
1) Estilo racional – comum em pessoas que agem de maneira totalmente frias, ignorando as emoções, independentemente das circunstâncias. Negam as próprias emoções e as dos demais. Normalmente consideram indesejável ou vergonhoso esse sentimento. É constante no ambiente de trabalho, em função dos paradigmas existentes de que os funcionários não devem externar as suas emoções de carinho e compreensão para com os demais, pois isso pode ser entendido como sinal de fraqueza. No ambiente familiar é comum o pai dizer, quando o filho está chorando: “cale a boca, que menino não chora!” Outro aspecto a ser levado em conta é que a sociedade costuma recompensar mais e melhor as pessoas que usam a racionalidade, uma vez que muitas profissões exigem tarefas repetitivas e mecânicas.
2) Estilo agressivo – pessoas com essa característica consideram a sensibilidade como fraqueza. Tradicionalmente ele é mais encontrado entre os homens, em função dos valores transmitidos na infância. Nas empresas este comportamento é comum junto aos diretores, gerentes e supervisores. Embora esteja modificando, muitos acreditam que ser “durão” é mostrar poder. “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
3) Estilo sensível – nos relacionamentos as pessoas com essa característica preferem muitas vezes não manifestá-la para não magoar alguém. Às vezes prejudicam a si próprias, através de comportamentos reprimidos, solitários e de timidez.
4) Estilo equilibrado – entre os extremos, encontramos as pessoas equilibradas e que atuam com inteligência e competência emocional. Sabem o momento adequado de manifestar as suas emoções, não sentem vergonha de fazê-lo. Conhecem as próprias emoções e possuem enorme empatia para sentir o estado emocional das outras pessoas.
Todos nós estamos submetidos a alto grau de estresse, onde o estopim para provocar uma explosão de fúria pode ser qualquer motivo banal: engarrafamento no trânsito, barulho no condomínio e filas em bancos e supermercados. No ambiente profissional é comum ver funcionários talentosos e competentes perderem os seus empregos em virtude do descontrole emocional e dificuldades de relacionamentos com os colegas e clientes.
Uma grande indagação precisa ser respondida: – como desenvolver a inteligência emocional? Acreditamos que não há uma resposta certa, porém várias, conforme a personalidade, histórico familiar, grupo social e principalmente a vontade de conhecer a si próprio e aos outros. As informações estão ao nosso alcance através de terapias, cursos, palestras, livros, internet, televisão, filmes, entre outros meios. Certamente o aprender “natoralmente”, através dos erros e acertos, a busca do conhecimento, auxílio de profissionais, observando e compreendendo as pessoas equilibradas, podem indicar um ótimo caminho a ser percorrido. Cada pessoa é única em seus sentimentos e história de vida.



FOCO NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

Um paciente vai num consultório psicológico e diz pro doutor:
- Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo.
Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima.
Estou ficando maluco!
- Deixe-me tratar de você durante dois anos, diz o psicólogo.
- Venha três vezes por semana, e eu curo este problema.
- E quanto o senhor cobra? – pergunta o paciente.
- R$ 120,00 por sessão – responde o psicólogo.
- Bem, eu vou pensar – conclui o sujeito.
Passados seis meses, eles se encontram na rua.
- Por que você não me procurou mais? – pergunta o psicólogo.
- A 120 paus a consulta, três vezes por semana, dois anos =R$ 37.440,00, ia ficar caro demais, ai um sujeito num bar me curou por 10 reais.
- Ah é? Como? – pergunta o psicólogo.
O sujeito responde:
- Por R$ 10,00, ele cortou os pés da cama…
Muitas vezes o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples!
Há grande diferença entre foco no problema e foco na solução!
Creio que perdemos muito tempo pensando apenas no problema e não em como solucioná-lo. A propósito, você tem contribuído com idéias e sugestões para melhorar os produtos e serviços da empresa onde trabalha? Como está a sua vida pessoal? Caminhando pelos mesmos trajetos ou buscando novas alternativas?
Mudar é preciso! Algumas mudanças podem até ser simples, mas, geralmente, não são fáceis de colocar em prática. É necessário ajuda de profissionais especializados. Nesse caso pode ter dado certo, porém, nem sempre o diagnóstico é correto e o remédio pode produzir efeitos colaterais.

A ARTE DE OUVIR

Ouvir é uma das mais importantes habilidades que podemos desenvolver na vida. Embora tenhamos dois ouvidos e uma boca, gostamos mais de falar, a ouvir:
- Os pais falam bastante e ouvem pouco os seus filhos;
- Os professores falam, falam e raramente ouvem os alunos;
- As empresas gostam de falar e pouco ouvem os seus clientes;
A lista é enorme: políticos, médicos, advogados, a mídia, entre outros.

Há três ou quatro anos foi veiculado na televisão o comercial de uma grande instituição financeira, onde dois operários se esforçavam para colocar uma placa luminosa na parte frontal da agência. Eles tinham dificuldades para executar a tarefa, quando uma pessoa – simbolizando o cliente do banco – percebendo que possuia um anglo melhor de visão e que poderia ajudar, começou a gesticular para os profissionais, dando-lhes a direção adequada. Ao final do comercial, uma voz em off afirmava: “quem está de fora vê melhor”.
Um bom administrador precisa saber utilizar a sua empatia – colocar-se no lugar da outra pessoa – objetivando entender a mensagem e o seu conteúdo a partir da visão do seu ouvinte. Não é por acaso que Sílvio Santos faz sucesso na televisão há mais de 40 anos e conquista audiência em todos os públicos e classes sociais. Relacionamos algumas sugestões para você aprimorar a empatia:
→ Seja tolerante com as pessoas que pensam de forma diferente da sua. Evite os julgamentos preconceituosos. Crie condições para que o interlocutor possa falar das suas idéias, sentimentos e valores. Isso não significa que você concordará com todas as suas idéias, nem aceitar os seus argumentos. Hora de falar, falar. Hora de ouvir, ouvir.
→ Esforce para perceber a comunicação nas entrelinhas, possíveis medos, preconceitos e atitudes da outra pessoa.
→ Faça perguntas abertas e que comecem com por quê? Como? Quando? Evite perguntas fechadas, que levam a um sim ou não.
→ Procure refletir e reordenar as idéias do interlocutor com as palavras dele mesmo, demonstrando-lhe que está entendendo e acompanhando o seu raciocínio.
→ Crie uma sintonia com o outro, para que ambos tenham interesse em comunicar. Lembre-se de que as pessoas se aproximam pelas semelhanças e não pelas diferenças.

Ouvir é uma arte e somente a aprendemos através da paciência, senso de observação e humildade. Vá em frente e sucesso!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CAMINHO: ANDARILHO ENTRE A VIDA E A MORTE



A vida pode ser comparada a uma caminhada na qual apenas dois pontos são exata- e necessariamente os mesmos para todos os andarilhos, o início e o fim, ou seja, o nascimento e a morte. Nesta caminhada cada andarilho escolherá o caminho a ser percorrido a fim de ligar os dois pontos da trajetória. Alguns optam por trilhar caminhos já trilhados, outros, utilizando-se das ferramentas que a vida lhes ofertou, enredam por outras veredas, abrindo novos horizontes e criando novas alternativas para o mundo. Os últimos possuem o que se chama de autonomia, exatamente o que a Filosofia se propõe a despertar nos sujeitos, ou seja, a competência de pensar por si mesmo e tomar decisões conscientes e razoáveis perante as situações da vida.

domingo, 16 de outubro de 2011

COMO AGE UM LÍDER CARISMÁTICO?

Você sente saudades do seu chefe? Suponha que faz dez anos que você saiu da empresa e ainda assim, guarda boas recordações de seu comandante? Mantém contato com ele? Caso respondeu sim às perguntas acima, você provavelmente teve um bom líder. Gerentes autoritários, controladores, mandões, que não dão bola para a equipe, quase sempre são tão odiados que logo são esquecidos.
O que esses chefes não sabem é agir com rigor e relacionar-se bem. Tem gente que pensa que precisa ser durão para ser respeitado. Ledo engano, quem não serve para se relacionar não serve para liderar. Muitos projetos promissores deixarão de ser contemplados com sucesso por falta de um líder envolvente, carismático e que saiba exigir sem coagir. O comandante deve saber que quando a sua jugular for objeto de desejo dos comandados, fornecedores, parceiros etc., é o princípio do fim.
O Verdadeiro líder sabe que as pessoas não querem ser controladas e sim lideradas. No entanto, se alguém deseja tornar-se um bom líder, deve começar por si próprio. Pergunte-se: como me comporto quando as coisas não saem do jeito que gostaria? Como costumo me sentir quando tenho que agir sob pressão? É preciso primeiro, desenvolver a capacidade de lidar com os próprios problemas, para somente então se habilitar a administrar os desafios dos outros. Afinal de contas, se você não é capaz de descobrir os seus próprios caminhos, como poderá, legitimamente, guiar os outros?
O líder deve ser ponderado, saber dimensionar o potencial do negócio e da equipe, ser capaz de influenciar para que os colaboradores deem o máximo de si a fim de alcançar as metas, deve ser um hábil comunicador, estar sempre atendo aos fatores críticos e as oportunidades. Deve, também, considerar que os planos tático e operacional não são tarefas suas e sim do gerente, a quem se espera ser o responsável pela produção dos resultados almejados.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

FINAL DE SEMANA


          APROVEITEM, FINAL DE SEMANA

domingo, 2 de outubro de 2011

INÍCIO DA SEMANA, APROVEITE E LAVE A ALMA.

Somos seres preocupados em agir, fazer, resolver, providenciar. Estamos sempre tentando planejar uma coisa, concluir outra, descobrir uma terceira.
Não há nada de errado nisto – afinal de contas, é assim que construímos e modificamos o mundo. Mas faz parte da experiência da vida o ato da adoração.
Parar de vez em quando, sair de si mesmo, permanecer em silêncio diante do universo.
Ajoelhar-se com o corpo e com a alma. Sem pedir, sem pensar, sem mesmo agradecer por nada. Apenas viver o amor calado que nos envolve. Nestes momentos, algumas lágrimas inesperadas – que não são nem de alegria, nem de tristeza – podem jorrar.
Não se surpreenda. Isto é um dom. Estas lágrimas estão lavando sua alma.


SEGUNDA FEIRA, INÍCO DA SEMANA, APROVEITE AS CIRCURTÂNCIAS

Um caipira ganhou três cachorros. Alegre, amarrou-os atrás do carro de bois, e resolveu levá-los para a fazenda onde vivia.
O primeiro cão era puxado com força; mordia a corda, caía, arrastava-se pelo chão. O segundo resignou-se, e seguiu o carro de bois. O terceiro, porém, pulou para dentro da carroça, resolveu dormir, e chegou descansado ao seu destino.
“Quando resistir é inútil, o melhor é adaptar-se”, diz Marizete. “O mais sábio é sempre aquele que consegue tirar proveito das circunstâncias inevitáveis, e fazer com que elas funcionem a seu favor”.